Supressões de surto

Clique no botão acima para solicitar uma cotação estamos prontos para lhe antender.

Fabricantes

Detalhes

As supressões de surto, também conhecidas como supressores de surto ou varistores de óxido metálico (MOV – Metal Oxide Varistors), são dispositivos eletrônicos projetados para proteger equipamentos eletrônicos sensíveis contra picos de tensão ou sobretensões na rede elétrica.

Quando ocorrem picos de tensão, como os causados por descargas atmosféricas, manobras na rede elétrica ou operação de equipamentos de alta potência, os supressores de surto entram em ação. Eles são conectados em paralelo com os equipamentos a serem protegidos e, quando a tensão ultrapassa um certo limiar, os varistores de óxido metálico conduzem, desviando a corrente excessiva para o aterramento, protegendo assim os equipamentos conectados.

Além dos varistores de óxido metálico, existem outras tecnologias de supressão de surto, como os diodos de supressão de tensão transientes (TVS – Transient Voltage Suppression) e os supressores de surto à base de gás (GDT – Gas Discharge Tubes). Cada tipo tem suas próprias características de operação e aplicações específicas.

As supressões de surto são comumente utilizadas em equipamentos eletrônicos sensíveis, como computadores, equipamentos de rede, equipamentos de comunicação, sistemas de automação industrial, sistemas de controle, equipamentos de áudio/vídeo e outros dispositivos eletrônicos que podem ser danificados por picos de tensão na rede elétrica. Elas desempenham um papel fundamental na proteção desses equipamentos e na garantia da confiabilidade e durabilidade dos sistemas eletrônicos.

Veja também